Em uma câmara frigorífica, a troca de temperaturas diferentes entre o ambiente interno e o externo pode ocasionar a perda da temperatura do ambiente frigorificado. Um problema comum em locais com portas convencionais. Com isso, é possível que ocorra o acúmulo de gelo no sistema de refrigeração, condensador e evaporador. Problema visto também no piso, no teto e, até, nos produtos acabados, que acabam tendo a sua qualidade comprometida, impedindo a sua entrega ao cliente. E é bom lembrar ainda que esse ambiente, com gelo acumulado, é propício para a ocorrência de acidentes de trabalho. E, por fim, comprometem a eficiência energética de qualquer negócio.
Confira 10 maneiras de evitar que aconteça a perda de temperatura em câmara frigorifica:
- 1. Verificar se a porta de acesso possui frestas
Depois que uma câmara fria é montada, o único local onde há troca de calor é pela porta. Por isso, a importância de a porta estar bem vedada, sem frestas. Uma boa inspeção nas portas é mais do que indicada.
- 2. Realizar manutenção periódica no sistema de refrigeração
O sistema de refrigeração também precisa de manutenção para o seu bom funcionamento. A manutenção preventiva é a melhor opção sempre, pois pode ser programada e evita o surgimento de problemas mais complexos.
- 3. Evitar manter a porta aberta por muito tempo
De nada adianta contar com portas consideradas adequadas para a sua aplicação se elas ficarem abertas por muito tempo. Ao longo de um dia de trabalho, esse hábito terá ocasionado perda de calor do ambiente frigorífico precisa e todas as conseqüências disso, como o aumento no consumo de energia.
- 4. Realizar a manutenção da porta de acesso, sempre que necessário
As portas convencionais de acesso a ambientes frigoríficos precisam de manutenção programada e, muitas vezes, consertos após qualquer tipo de impacto contra elas. Por isso, é preciso estar atento para que as portas estejam sempre em condições ideais de uso.
- 5. Evitar bloqueios na área de acesso do ambiente refrigerado
A porta e toda a área de acesso a um ambiente frigorificado precisam ficar livres para favorecer a passagem de funcionários e máquinas, como as empilhadeiras. Mais um hábito a ser adotado por todos.
- 6. Otimizar o processo de estocagem do local
Em primeiro lugar, o local de estocagem de matéria-prima, materiais ou produtos acabados precisa ter um layout adequado à movimentação no ambiente. Além disso, é importante que se faça uma programação dessa movimentação a fim de evitar um constante vai e vem na área.
- 7. Evitar a ocorrência de erros operacionais
As “boas práticas” também devem ser adotadas nesse caso, em que se quer evitar a perda de temperatura em câmara frigorífica. Os treinamentos sobre o acesso correto ao ambiente, evitar colisões contra a porta e conferir sempre se a porta está bem fechada após utilizá-la são alguns exemplos de um guia de boas práticas.
- 8 . Apostar em portas rápidas de enrolar
Com certeza, as câmaras frigoríficas merecem uma atenção especial devido à sua sensibilidade à perda de temperatura. Assim, as portas rápidas de enrolar se mostram como a melhor opção em todos os sentidos: vedam corretamente o local, abrem e fecham em um tempo adequado a esse ambiente e permanecem fechadas quando não estão sendo utilizadas. Como evitam a troca de temperatura entre os ambientes, dispensando a necessidade de maior refrigeração para compensação do calor, as portas rápidas de enrolar são uma forte aliada na economia de energia, ou seja, na eficiência energética.
- 9- Adicionar um kit de resistência à porta
Além de rápidas, as portas de enrolar ainda contam com algumas soluções complementares quando o assunto é evitar a perda de temperatura em câmara frigorífica. Um bom exemplo são os sistemas de aquecimento de piso (XL) e soleira (SL). Veja algumas vantagens: evita a formação de gelo no piso ao redor da porta; reduz a umidade e evita a formação de gelo no rodapé das portas de câmara fria; não deixa o piso molhado na área de circulação e têm baixo consumo de energia.
- 10. Investir em acessórios de abertura da porta, melhorando a logística de operação
Para aprimorar ainda mais a logística de operação, as portas rápidas de enrolar contam com vários acessórios de abertura da porta: botoeira para abertura e fechamento; controle remoto, com pilha ou wireless, para uso em empilhadeiras (que tenham cabinas com controle de temperatura) e leitores de crachá e de biometria (ambos do lado de fora da câmara frigorífica).
Agora que você já sabe como amenizar a troca de temperatura entre a câmara frigorífica e um ambiente externo, confira mais sobre os modelos de Portas Rápidas de Enrolar da Inovadoor e suas opções de Kit de Resistência e Assessórios de Abertura de Porta. Saiba mais: https://www.inovadoor.com.br/armazenagem-frigorifica/