Não é de hoje que se fala da Indústria 4.0. Também conhecida como Quarta Revolução Industrial, essa expressão faz referência a um novo marco na história da humanidade quando tratamos de progresso e evolução.
Qualquer empresa que deseja se manter competitiva no mercado, precisa se adaptar a essa evolução. Agora, seu efeito será ainda maior, pois as tecnologias da Indústria 4.0 devem fundir o mundo físico e o virtual, deixando os negócios mais produtivos, autônomos e principalmente econômicos. Nesse contexto, entender como a tecnologia transforma e melhora o desempenho das empresas faz toda a diferença. Afinal, esse é o caminho do progresso!
As principais tecnologias da indústria 4.0 são:
– Inteligência Artificial: segmento da computação que tem como objetivo simular a capacidade humana de raciocinar, tomar decisões e resolver problemas complexos. O método usado para isso é o uso de softwares e técnicas em robôs e máquinas que possuem grande capacidade de automatizar vários processos.
– Internet das Coisas: esse conceito representa a conexão de objetos físicos com a internet para que, assim, possam ser realizar diversas funções de forma automatizada. Um bom exemplo são os carros autônomos que poderiam guiar os seus passageiros sem a intervenção humana, diminuindo o tempo de viagens, acidentes e engarrafamentos.
– Impressão 3D: trata-se do conceito de utilização de materiais específicos para a construção de novas peças, constituindo uma montagem completa. A impressoras 3D para diversos tipos de materiais, desde plástico, metal e até mesmo comida.
– Biologia Sintética: esse conceito é representado pela convergência de técnicas nas áreas de química, biologia e engenharia, e tem como principal projeto a construção de novas partes biológicas, tais como enzimas, células, circuitos genéticos e muito mais.
– Sistemas Ciber-físicos: a ideia desta tecnologia é que todo objetivo e processo físico possa ser mapeado e digitalizado. Ou seja, tudo em uma fábrica ou indústria precisa ter um irmão gêmeo digital, representando a perfeita união entre o físico e o tecnológico.
COMO A TECNOLOGIA TEM TRANSFORMADO O DESEMPENHO DAS EMPRESAS
A inovação potencializa a comunicação interna e permite que as empresas tenham maior eficiência de gestão. As tecnologias disponíveis possibilitam maior controle e melhor acompanhamento de todos os pontos de funcionamento da organização – em tempo real.
Em relação aos custos, a gestão mais eficiente ajuda a identificar gastos desnecessários de forma simples e rápida. Também é possível acompanhar o retorno dos investimentos, evitando prejuízos.
Outra transformação importante trazida pela tecnologia está na comunicação e na possibilidade de ultrapassar fronteiras de forma simples e descomplicada. Isso garante uma maior projeção no mercado e agiliza o contato entre cliente e fornecedor.
POR QUE INVESTIR EM TECNOLOGIA SE TORNOU PRIORIDADE PARA AS EMPRESAS?
Diversas pesquisas têm sido realizadas para mostrar como a digitalização dos processos ajuda a reduzir custos e aumentar a receita das empresas que investem em tecnologia. Um estudo realizado pela Vanson Bourne — companhia do Reino Unido especializada em conectar fornecedores de tecnologia e empresas — mostrou que investir em Business Intelligence e Business Analytics reduz custos em até 62% e aumenta a produtividade em cerca de 85%. Seguindo uma direção natural de otimização dos processos, as empresas brasileiras investem primeiro na automatização de seus equipamentos e máquinas. O próximo passo é destinar as tecnologias da Indústria 4.0 para criação, desenvolvimento e customização de novos serviços e produtos.