O intertravamento de portas é uma solução que potencializa a função das portas rápidas, ajudando a impedir trocas de calor e contaminações. Saiba mais a respeito desse dispositivo.
Se você está constantemente em busca de alternativas para reduzir as chances de contaminação na sua indústria, precisa conhecer o intertravamento de portas. É um mecanismo que pode ser configurado para limitar ainda mais o contato entre o meio interno – com condições controladas – e externo. Saiba tudo sobre ele a seguir.
O que é o intertravamento de portas?
O intertravamento de portas é um acessório que funciona impedindo que duas portas abram ao mesmo tempo. Assim, se elas estiverem configuradas nesse dispositivo, qualquer uma delas só se abre se a outra estiver completamente fechada.
Essa é uma possibilidade para configurar as portas rápidas da sua indústria, potencializando a sua função de manter as condições determinadas dentro de um ambiente.
É um recurso altamente indicado para os setores que trabalham com mercadorias mais voláteis e que demandam um cuidado maior para evitar contaminações, por exemplo:
- Indústria de alimentos, rações e snacks: auxilia no controle de pragas;
- Indústria frigorífica e armazém logístico: minimiza a entrada de umidade dentro da câmara fria, além de diminuir a formação de gelo. Também auxilia na economia de energia.
Como funciona o intertravamento de portas?
O intertravamento é realizado por meio de um dispositivo elétrico que pode ser instalado no painel de controle das portas. Para ilustrar melhor o seu funcionamento, tomemos como exemplo uma câmara fria. Dentro dela, as características de temperatura e umidade ficam sempre dentro de rígidos parâmetros, a fim de garantir a manutenção da qualidade do produto.
Pois bem: antes de ser armazenada dentro da câmara fria (ambiente interno), a mercadoria vai chegar de caminhão (ambiente externo). Intermediando esses dois ambientes, normalmente existe uma eclusa, que funciona como um espaço intermediário. Essa eclusa tem uma porta por onde os produtos que chegaram de caminhão entram e outra por onde esses produtos saem para serem organizados na câmara fria.
Se essas duas portas ficarem abertas ao mesmo tempo, o ar de fora vai passar pela eclusa e entrar diretamente na câmara fria, desequilibrando todas as suas condições de temperatura e umidade. Além disso, ele ainda pode carregar uma série de agentes contaminantes.
Nesse contexto, o intertravamento de portas serve justamente para impedir que isso aconteça. Enquanto a porta que fica entre a eclusa e o ambiente externo estiver aberta, aquela que fica entre a eclusa e a câmara fria obrigatoriamente estará fechada.
Isso vai reduzir significativamente o contato entre esses dois ambientes. Consequentemente, as condições internas da câmara fria serão preservadas com sucesso!
Como o intertravamento é configurado?
Theodoro de Bona Foltran, projetista da Inovadoor, explica como o mecanismo de intertravamento de portas é configurado. “Para ser possível o intertravamento, é necessário que o controlador da porta disponibilize uma saída a relé configurável, para bloquear ou desbloquear o equipamento a ser intertravado com a porta”.
O profissional ressalta que, dependendo do modelo de controlador de porta que é utilizado e dos acessórios da porta, pode ser necessário adicionar um módulo eletrônico ou um relé ou mesmo temporizador ao quadro de comando.
Aliás, isso já traz um ponto importante: ainda que o intertravamento não tenha sido previsto no projeto das portas, ele pode ser adicionado depois, segundo Theodoro.
“O intertravamento pode ser instalado no momento em que o cliente desejar fazer o controle de pragas na unidade ou quando quiser minimizar a entrada de umidade dentro da câmara fria e, consequentemente, minimizar a formação de gelo”, comenta.
Se você já utiliza nossas portas rápidas, portanto, mas quer potencializar a função delas com o mecanismo de intertravamento, é possível fazer esse upgrade.
Muito além das portas
Embora o uso mais comum do intertravamento seja entre portas, essa não é a única possibilidade. O dispositivo pode ser configurado entre uma esteira e uma porta, por exemplo, para que a esteira só possa se movimentar se a porta estiver aberta.
Outra opção é configurar o intertravamento entre a porta rápida e o nivelador de doca, de modo que a porta não possa se abrir a menos que o caminhão esteja corretamente conectado à doca com a altura corrigida.
Esse mecanismo também pode ser usado para coordenar portas e cortinas de ar ou portas e sinalizadores.
Em todos esses casos, o intertravamento vai condicionar a abertura da porta a um requisito previamente definido, trazendo mais segurança e agilidade para as operações.
Benefícios do intertravamento de portas
Theodoro ressalta que o maior benefício do sistema de intertravamento de portas é minimizar a troca de calor entre os ambientes. Num primeiro momento, isso já evita as contaminações. Afinal, o aumento da temperatura dentro de um espaço refrigerado favorece a proliferação de agentes contaminantes. Mas além disso, também há uma economia de energia.
Quando ocorre aumento da temperatura na câmara fria, os equipamentos de refrigeração são sobrecarregados para tentar compensar isso, mantendo a temperatura dentro dos parâmetros ideais. Esse trabalho acima do normal implica em um gasto energético maior. Ao fim do mês, pode haver um impacto significativo no orçamento da empresa.
Outro ponto: equipamentos de refrigeração submetidos constantemente a um esforço acima da média também têm seu tempo de vida útil reduzido. Eles precisam passar por manutenção com maior frequência e devem ser substituídos precocemente. O intertravamento também ajuda a evitar isso.
As portas rápidas, por si só, já são altamente eficientes na missão de minimizar a infiltração de ar e agentes contaminantes do ambiente externo para o interno. Mas quando são equipadas com o dispositivo de intertravamento, essa função passa a ser exercida com maior eficácia.
Os resultados serão notáveis no controle de qualidade dos produtos, na melhora da produtividade e na economia de energia elétrica.
Portanto, se você deseja aderir às portas rápidas na sua indústria, já considere a possibilidade de equipá-las com o intertravamento. Ou, se já conta com elas, invista em mais esse acessório e aprimore o seu desempenho.
Entre em contato com nossos especialistas e saiba tudo sobre o intertravamento de portas.