A câmara fria é um ambiente de trabalho considerado insalubre. Não é à toa que a Norma Reguladora 36 também conhecida por NR 36 da ABNT existe para definir medidas obrigatórias de segurança laboral nestes espaços.
Especialmente em relação às câmaras frias, a norma define o uso obrigatório de EPIs, a limitação no tempo de permanência no local (e sua indicação, de forma nítida), principalmente por causa das baixas temperaturas, além do uso de portas seguras.
Se você quer melhorar a estrutura do frigorífico, vai iniciar um empreendimento no ramo ou precisa se adequar em relação à legislação vigente, continue lendo este artigo que a equipe da Inovadoor preparou para te ajudar.
Afinal, o que é necessário para aplicar a NR 36 nos frigoríficos? Qual é o passo a passo para evitar acidentes de trabalho na câmara fria? Qual é o tipo de porta ideal para as linhas frias? Nas próximas linhas vamos abordar todos os pontos relevantes sobre o assunto. Confira!
O que é NR 36?
NR 36 é uma Norma Regulamentadora criada em 2013 com o objetivo de estabelecer um padrão de segurança e qualidade para ambientes frigorificados em indústrias de abate e processamento de carnes e derivados frigoríficos. O objetivo desta norma é assegurar a qualidade da carne em aspectos de armazenagem e distribuição, mas também de reduzir os riscos de acidentes de trabalho existentes neste espaço.
Basicamente, a NR 36, contempla as seguintes exigências:
- Obrigatoriedade de dispositivos que facilitam a abertura de portas;
- Uso de alarmes e sistemas para casos de emergências;
- Regras para o controle de tempo nas câmaras, sobretudo, em locais com temperatura ambiente de -18º C.
Como aplicar a NR 36 em câmaras frias?
O primeiro passo para aplicar a NR 36 de forma adequada nas câmaras frias é contar com o apoio de um profissional especializado em segurança do trabalho. Caso a sua empresa seja composta por uma equipe com mais de 20 funcionários, é importante criar uma CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.
Os especialistas são aptos a fazer a gestão de risco do ambiente e entender quais são as especificidades de cada frigorífico, implementando estratégias para fortalecer ações como:
- Treinamentos de uso de EPIS;
- Fiscalização do uso de dispositivos de proteção;
- Ações de comunicação e conscientização para colaboradores da empresa.
Cuidados com máquinas e pessoas a partir da NR 36
Agora que você sabe um pouco mais sobre o que é a NR 36 e para que ela serve, vamos falar sobre as dicas práticas para evitar acidentes de trabalho e otimizar o cuidado com as máquinas.
1. Opte por portas rápidas e seguras
Você sabia que grande parte dos acidentes de trabalho que surgem na câmara fria são ocasionados por causa de máquinas e/ou portas inadequadas? Infelizmente, não é incomum a existência de casos de funcionários que vieram a óbito por não conseguir sair da câmara fria.
É por esse motivo, que uma das principais exigências da NR 36 é priorizar portas rápidas e seguras. Há portas que são fabricadas especialmente para câmara fria. A Inovadoor conta com uma série de portas rápidas para a linha fria, por exemplo.
Por que as portas rápidas para câmaras frias são mais seguras e reduzem acidentes de trabalho? Listamos alguns fatos abaixo:
- As portas são mais flexíveis, geralmente fabricadas em PVC, com um único esticador horizontal;
- As portas são fabricadas com dispositivos que absorvem choques e colisões;
- Especialmente no caso da redução de acidentes, as portas da linha fria são programadas para interromper o fluxo de forma automática caso o sistema de segurança seja acionado.
Além de tudo isso, as portas da linha fria, fabricadas especialmente para ambientes refrigerados, ajudam na vedação do ambiente e trazem outros benefícios como redução da infiltração e baixa produtividade nos centros de armazenagem e frigoríficos, além de maior economia com menos perda de temperatura.
Um dos diferenciais desta linha de portas é a absorção do impacto e capacidade de auto reparo em caso de batidas e/ou acidentes. Ou seja: pessoas seguras, menos acidentes e máquinas com maior produtividade, com menos danos e mais agilidade para a retomada da rotina de trabalho.
2. Escolha portas com sistemas de segurança
A segurança no ambiente da câmara fria começa com a escolha da porta. Opte por portas automáticas, fabricadas, de preferência, com sistemas de segurança para evitar acidentes ou até mesmo situações como travamento da porta.
Ao contrário das portas manuais, a porta de zíper e gil da Inovadoor, por exemplo, conta com uma série de elementos que juntos protegem a vida do funcionário e ainda garantem um ótimo desempenho para ambientes frigoríficos. As portas podem contar com os seguintes acessórios:
- Botões de segurança: dispositivos para situações de emergência que podem ser acionados dentro da câmara;
- Pinos de inox;
- Botoeiras;
- Radares de segurança.
Para potencializar ainda mais a segurança das portas, é importante se atentar aos procedimentos de segurança. Imagine que a porta de zíper está travada, por exemplo. Para destravar a porta, basta localizar o zíper que fica na parte debaixo da lona e puxar até que a porta seja liberada.
No caso das portas do tipo GIl, o procedimento padrão é fazer a retirada lona da coluna empurrando em um dos lados.
3. Instale sinalizadores sonoros e visuais com função de alerta
Além do sistema de alerta interno e das portas rápidas, é importante investir em outros sistemas de alerta para fortalecer a segurança nas câmaras frias. Do lado de fora, é muito comum instalar um botão de emergência que emite som ou até mesmo aciona uma luz quando o operador fica preso no espaço da câmara fria.
Conte com a Inovadoor
Com portas rápidas para a linha frio para congelamento, refrigeração, ambientes internos e externos, a Inovadoor é a empresa número 1 na fabricação de portas industriais seguras do Brasil.
Todas as portas da empresa são produzidas para cenários com alto fluxo de pessoas e a fabricação é pautada nos requisitos e obrigatoriedades não só da NR 36, como também da NR 10 e da NR 12.
Ainda com dúvidas sobre como aplicar a NR 36 na câmara fria para melhorar o uso de máquinas e evitar acidentes de trabalho? Clique aqui e fale com nossos especialistas!