Apostando na inovação, Inovadoor se destaca como referência no mercado nacional de portas industriais.
Inovação, tecnologia e busca constante em aprimorar os produtos e o atendimento: esses são alguns dos pilares que constroem o DNA da Inovadoor. A empresa, que atua desde 1999 como fabricante de portas industriais, tornou-se referência no Brasil quando conseguiu unir dois quesitos: trazer para o país portas que, até o momento, não existiam por aqui e atender a demandas e necessidades que os empreendedores já apresentaram, especialmente nos segmentos que exigem ambientes mais controlados como condição de desempenho. Miguel Paiva Rezende, diretor e proprietário da Inovadoor, comenta sobre a trajetória e pontua os seus diferenciais.
Como tudo começou
Não existiria um nome mais apropriado para definir a Inovadoor. A inovação está nas suas raízes, na sua permanência e crescimento no mercado e nas perspectivas para o futuro. Miguel explica que a ideia de empreender nesse segmento, no final dos anos 90, nasceu justamente assim. “Ao perceber que não havia no mercado brasileiro da época empresas fabricantes de portas industriais com esse nível de tecnologia e qualidade, abriu os olhos para a possibilidade de mudar o padrão das portas nacionais, tendo em vista o que já acontecia lá fora. Assim, surgiu a proposta de trazer uma solução internacional”.
Inicialmente, a Inovadoor importava portas da Alemanha. No entanto, logo essa alternativa se tornou inviável por conta do câmbio e foi assim que a empresa passou a fabricar seus próprios produtos. “Tínhamos um público técnico que precisava desse tipo de solução e empresas que viam o padrão de portas do exterior e queriam trazê-lo para melhorar ainda mais a sua estrutura, ‘na Europa as portas são assim e eu também quero na minha indústria’”, comenta Miguel.
A empresa acabou se especializando mais em portas industriais para ambientes refrigerados, que exigem uma qualidade ainda maior. Afinal, nesse tipo de local, é necessário que a troca de ar e a variação de temperatura sejam minimizadas o máximo possível, para não comprometer a qualidade dos processos. E a Inovadoor conseguiu desenvolver portas que estivessem à altura desse desafio. Mas isso aconteceu de forma muito natural, segundo o próprio diretor.
Pioneirismo
Em 2007, a Inovadoor já estava lançando um produto inédito no mercado brasileiro da época: uma porta flexível automatizada, capaz de abrir até 250 vezes por hora, trazendo mais agilidade e segurança para a travessia de pessoas e cargas. “Buscamos na Europa essa tendência para trazer para o nosso cliente uma coisa inédita, uma porta que abre 250 vezes por hora, que pode sofrer impactos e vai voltar ao normal e isso traz um ganho para o empresário: uma porta constantemente fechada que impede a perda de temperatura e consequentemente, o desperdício de energia”, relatou Miguel em entrevista na época do lançamento.
A visão do proprietário se consolidou! A porta lançada em 2007 que já passou vários projetos de upgrade, hoje em dia, já faz parte da infraestrutura de inúmeras indústrias de grande porte, como por exemplo, a JBS, Danone, BRF e outras. Uma prova de que a aposta de Miguel foi certeira e o seu pioneirismo veio ao encontro das demandas da indústria brasileira.
Atenção a todos os envolvidos
Uma das características que fazem da Inovadoor um case de sucesso é a preocupação com a satisfação de todos os grupos envolvidos de alguma forma com o produto. Assim, ao trazer soluções como a Onflex e Peças e Partes, a ideia foi complementar as rendas dos representantes. “Nosso foco, nesse aspecto, foi consolidar uma empresa mais lucrativa, por meio de soluções que têm um potencial maior nesse sentido”.
Miguel também relata que sempre houve uma preocupação em atender lacunas que eram deixadas pelos concorrentes, ou seja, investir em aspectos que muitas outras empresas negligenciavam e que faziam diferença junto ao público consumidor deste produto. “Analisando os nossos concorrentes, identificamos que o acabamento e o pós-venda eram pontos frágeis”. Em consequência disso, a Inovadoor apostou em materiais e processos de fabricação que permitissem um acabamento de qualidade, além de investir em uma estrutura de atendimento que garante ao cliente total acompanhamento na instalação das portas e na manutenção preventiva ou corretiva. Isso faz com que o cliente também se sinta mais seguro ao escolher os produtos da marca.
Pensando especificamente no pós-venda, ele tem sido conduzido de forma extremamente estratégica pela empresa, permitindo que os clientes fossem atendidos de forma ainda mais rápida e efetiva, potencializando as soluções das demandas de chamados.
E a partir daquele mesmo ano, a Inovadoor também se destacou ao investir em uma reestruturação bastante significativa na região norte e nordeste, levando assistência técnica especializada para os estados da Bahia, Pernambuco, Ceará, Maranhão, Pará e Amazonas.
A busca por solucionar o problema do cliente de todas as formas é constante, tanto ao pensar sempre em novos produtos quanto focando nesse atendimento.
Perspectivas para o futuro
Muito embora a trajetória da empresa já some mais de duas décadas com uma evolução contundente e natural, certamente é apenas o começo de muito que ainda está por vir. Novos produtos já estão sendo pensados para agregar ainda mais valor ao portfólio da marca. Nos próximos dez anos, a expectativa é de que a participação que a Inovadoor tem hoje no mercado brasileiro estenda-se para toda a América do Sul, tornando-se uma referência a nível continental!
“Até 2030, nosso objetivo é nos tornarmos um player internacional na América do Sul, no setor de portas industriais”, afirma o proprietário.
Para definir tudo que a Inovadoor já representa no mercado e aquilo que ainda vai acontecer, Miguel é certeiro na escolha da palavra: inovação!
A sua empresa também pode fazer parte dessa história de sucesso! Entre em contato conosco e conheça nossas soluções. Vamos crescer juntos!